A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – promove, entre 9 e 16 de setembro, campanha nacional que visa conscientizar os pecuaristas dos prejuízos ocasionados pela mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) aos bovinos. “Este é um ectoparasita extremamente nocivo para a produtividade e a rentabilidade da pecuária de corte e de leite. Como são hematófagos, elas “picam” os animais várias vezes ao dia, através da inserção e retirada da probóscida (aparelho bocal) na pele do hospedeiro, causando estresse – e consequente comprometimento da produção”, alerta Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal.
Com a responsabilidade de ser a oitava maior indústria de saúde animal do mundo, a Vetoquinol promove a Semana Fiprotag 210 – campanha de conscientização dos pecuaristas que objetiva otimizar o combate à mosca-dos-chifres em todo o território nacional, contribuindo com a evolução produtiva da pecuária. Para isso, a iniciativa promove, em revendas parceiras de diferentes estados, recepções temáticas a pecuaristas que alertam para os riscos da mosca-dos-chifres à produção e à rentabilidade das fazendas.
Com a aproximação das chuvas, a multiplicação desses insetos é potencializada, aumentando o grau de infestação em bovinos desprotegidos. A preferência da espécie é por animais adultos e de pele escura, porém os bovinos jovens e com pele clara não estão livres das picadas da mosca.
“O Brasil tem histórico importante de incidência da mosca-dos-chifres. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o impacto econômico do inseto alcança U$ 3 bilhões por ano. Levando em consideração o elevado nível de tecnologia em saúde animal disponível no mercado, é lastimável que haja perda de produtividade por conta da mosca”, assinala Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol.
Para o controle da mosca-dos-chifres, uma das principais tecnologias disponíveis no mercado é Fiprotag® 210 – brinco mosquicida com eficácia comprovada em estudo científico, como da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), quando as infestações foram anuladas em 30 minutos após a aplicação do Fiprotag® 210, mantendo essa proteção aos animais contra novas infestações por até 210 dias.
“Pelo bem-estar que a solução agrega ao rebanho, cada animal passa a ganhar cerca de 15 quilos a mais de peso no período de proteção em comparação aos bovinos desprotegidos. Principalmente pela longa ação que a associação de fipronil com diazinon do Fiprotag® 210 proporciona”, finaliza Felipe Pivoto.
Após a realização da Semana Fiprotag 210, a Vetoquinol potencializa a conscientização do controle da mosca-dos-chifres com a realização da Jornada Fiprotag® 210 – evento técnico que percorre o país compartilhando informações valiosas sobre o controle desse parasita.
Latest news
Na primavera, carrapato desafia ainda mais os pecuaristas do Rio Grande do Sul
November 2024
Fim da vacinação contra febre aftosa compromete manejo sanitário do rebanho
November 2024