A I&D na Vetoquinol envolve mais de 150 funcionários em todo o mundo - da nossa Divisão Científica, Divisão de Investigação e Medicina e Divisão de Gestão de Projetos Globais. Cada projeto da Vetoquinol envolve colaboração através da criação de equipas multidisciplinares que envolvem vários departamentos. Isto porque sabemos que trabalhar em conjunto é a melhor forma de desbloquear novas inovações.
Como parte da I&D na Vetoquinol, os nossos investigadores exploram os caminhos que levam dos ingredientes ativos ao animal. É necessária uma grande quantidade de trabalho criativo para tornar os tratamentos tão eficientes e fáceis de administrar quanto possível. Ou, como gostamos de dizer, para tornar os tratamentos "úteis e utilizáveis".
A investigação farmacêutica, um processo longo e complexo
A I&D na Vetoquinol leva tempo. Em média, o desenvolvimento de um novo medicamento veterinário demora entre 5 e 10 anos e envolve uma equipa multidisciplinar, juntamente com grandes investimentos de 3 a 15 milhões de euros. No âmbito deste processo, as considerações galénicas são fundamentais. Isto significa que só inventamos fórmulas farmacêuticas que sejam fáceis de utilizar pelos veterinários, criadores de gado e donos de animais de estimação.
Ao procurar sempre a melhor dosagem, o melhor momento, o melhor local para administrar o medicamento, a Vetoquinol atua tanto para a segurança do animal como do seu proprietário. A I&D da Vetoquinol também tem em conta a rentabilidade dos criadores de gado - e a forma como podem rapidamente colocar os seus animais de volta à produção sem qualquer risco para os consumidores.
Alguns exemplos das nossas fórmulas galénicas que mudam a vida:
- Comprimidos palatáveis, que são tomados livremente por cães e gatos.
- Fórmulas injetáveis de dose única com efeitos duradouros, práticas para injetar antibióticos num rebanho.
- Um tratamento para cães em forma líquida, numa dose diária, fácil de administrar com precisão pelos donos.
Autorização de comercialização, o objetivo final da I&D da Vetoquinol
A comercialização de qualquer medicamento para seres humanos ou animais depende da obtenção de uma autorização de introdução no mercado (AIM). Concedida com base num processo exaustivo, a AIM prova que o produto satisfaz as exigências das autoridades sanitárias em termos de qualidade, segurança e eficácia. Uma vez comercializado o produto, a Vetoquinol continua a monitorizar a segurança e a eficácia dos nossos medicamentos. Dispomos mesmo de equipas dedicadas à monitorização dos medicamentos e à vigilância epidemiológica.
As principais fases do desenvolvimento de medicamentos veterinários